05/10/2008

DIAS DE SOL



Francisco Brennand.
Difícil escolher só uma foto do artista
Passeando entre suas esculturas
Vista aérea da Oficina Brennand
Desenhos e Pinturas em Exposição na Oficina
Todas as fotos são do site Oficina Brennand


Recentemente, conversando sobre o Museu de Arte Moderna da Bahia, um amigo me perguntou: você já viu o São Francisco de Brennand que tem lá? A ignorante aqui nunca tinha visto, e nem sabia quem era Brennand. Aí, fui dar uma procurada, néam?

Fiquei de carinha, véioooooooo! Tô de carinha até agora. Não sei o que me surpreendeu mais. Primeiro, a figura simpatíssísima do artista. Nascido em 1927, ainda está vivo, e reside em Recife, onde tem uma grande, maravilhosa, estupenda Oficina de Cerâmica. Imagina a batalha desse cara para chegar até aí, a história dele...

E apesar dessa figura meio folclórica, de barba branca, chapéu, roupas bem cortadas, ele não parece ser extamente um velhinho bondoso, deve ter que ter sido firme (assim é a vida de quem escolhe o ofício das artes) para mantes suas decisões, para não abrir mão de seus valores....

Pelo que li, ele nasceu numa família tradicional e o pai queria que ele seguisse sua profissão de burocrata para sucedê-lo nos negócios. Mas Brennand se pirulitou e foi estudar em Paris. A Oficina era uma fábrica de tijolos abandonada, de propriedade da família, que ele transformou brilhantemente num lugar que para mim, parece uma reverência à uma parte perdida do ser humano, ainda mais por ficar num lugar afastado da cidade, num lugar amplo, claro e com vegetação por perto.

Tem um certo conteúdo dito "erótico" nas esculturas dele... Teve até uma história de uma obra que foi encomendada e que na inauguração, a então primeira-dama quis impedir por achar que fazia referência a um falo. Mas ficou a obra, passou a primeira-dama. Sobre o tal erotismo, Brennand faz uma declaração neste site, onde também achei umas fotos bem interessantes de suas esculturas e da Oficina, bem como esses dados bibliográficos deste texto.

Agora, de babar messssssmo é o site da Oficina Brennand. Além do que já foi citado, apresenta também a linha de revestimento cerâmico (achei a linha etrusca simplesmente ma-ra-vi-lho-sa - ai, quando vou ter uma casa minha, para poder fazer umas coisinhas?). A linha decorada também, imagina que luxo vc ter na sua casa algo desenhado por um artista desses? Ou então, simplesmente (como se fosse pouca coisa) um dos outros revestimentos das outras linhas....

Os utilitários são lindos, charmosíssimos.... Um presente maravilhoso, tanto para ganhar quanto para ofertar...

A existência e a descoberta da arte e de artistas sempre dá uma revigorada nas coisas... Ainda mais nesse domingo bonito, ensolarado... Até me faz esquecer (eca) que daqui a pouco (eca) vou precisar (eca) ir justificar (eca) meu voto e enfrentar aquela palhaçada toda de propagandas e panfletagens.

Viva os domingos ensolarados!

7 comentários:

  1. tati, tati... quando vem pras araucárias, querida? saudades... beijos

    ResponderExcluir
  2. oia, eu amo o trabalho do "papai noel". são extremamente fálicas. akshflas mas adoro gente que tem estilo e não abre mão disso na vida!!!

    algumas obras estiveram por aqui no MON.

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho lindo! Nunca tinha ouvido falar dele. Queria saber mais sobre arte :( Tita, quanto você cobra a hora/aula? huahua!

    ResponderExcluir
  4. Oi Flávio, saudadonas de vc, não sei qdo apareço não, mas qdo aparecer pode ficar sussu que te aviso e vamos aprontar váárias.

    Titones, vc é nossa mestre em artes, trapalhadas e muitas outras coisas. Katy, vc é nossa mestre em literatura e classe. Eu sou a mestre em meio ambiente. Qdo ficarmos velhinas, a gente dá aulas particulares, ok? A Tita desenha os diplomas.

    Bjos, amo vcs e moooooorro de saudades!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O museu-oficina dele em Recife é um passeio e tanto. Recomendo.

    ResponderExcluir
  6. um dia quando eu for pra esses lados, quem sabe!

    ResponderExcluir