02/04/2008

TODOS QUEREM SER PASTORES

Eu queria chegar bem perto deles para tirar a foto, mas cadê a coragem? Vaca com bezerro novo não tem cara de muitos amigos...


Sempre achei vaca um bicho bonito, pela sua calma. A pecuária em si é uma atividade que vem se mostrando altamente degradadora, e se eu tivesse juízo, não comia carne. Nesses dias de campo, encontramos com vacas presas em cercas de arame farpado, vacas doentes na chuva (uma com um câncer muito, muito avançado, que deixava o corpo dela coberto de verrugas, fazendo muita, muita pena), enfim, animais doentes que estão por aí vulneráveis ao abate de qualquer irresponsável que possa vender para... nós!

Em matadouros o controle é bem mais rígido, mas a crueldade não é menor: abatem-se vacas prenhas de bezerros de até sete meses. Fiquei horrorizada quando me contaram, e me disseram inclusive que a carne é mais gostosa!

Confesso que todos os dias tenho comido churras, amo, mas admito que é horrível de minha parte. Admito e pronto, sem patrulhas tb, acho que já faço um monte de outras coisas, mas a cena de um bezerro mamando sempre me tocou muito.

Aliás, estou sendo constantemente zoada por chegar nas áreas e falar: "ai que Reserva linda!"... Temos achado boas áreas, assim como áreas detonadas.

Não devem existir vilões nem mocinhos. O negócio não é demonizar o Eucalipto nem a pecuária, e sim ordenar essas atividades.

Que precisam, sim, de muito ordenamento.

4 comentários:

  1. era uma frase sua muito famosa tati: lembra?

    as vacas são tão caaaaaaaaaaaaaaaaaalllllllmaaaaaaaaaaaaaaas.

    ahahaha

    ResponderExcluir
  2. sabe fia, é difícil deixar de comer carne de uma hora pra outra, no começo. No meu caso o meu BUCHO deu uma forcinha: comecei a ter intolerância a carne vermelha. eu comia e vomitava, por isso parei de comer há mais tempo que vc imagina, eu comia muito de vez em quando minha mãe fazia. os demais foram com o tempo. mas sempre eliminando uma após a outra. a última agora, é o peixe (e frutos do mar) que espero conseguir finalmente. não gosto mais nem do gosto de peixe na boca. um vegan me ensinou que a melhor maneira é ir tirando dessa maneira, porque vc sempre mantém uma para ir desapegando.

    as outras questões como o sofrimento do animal, e toda a parte cruel anda me chocam e acho hipocrisia demais uma pessoa matar um pratão de costela falando que tem consciência ecológica. ahaha

    mas é um processo semelhante o da espiritualização, aos poucos vai se iluminando.

    existe tanta coisa maravilhosa na culinária que não necessita que um animal seja abatido para isso que nem me faz mais falta.

    ResponderExcluir
  3. Lemvro, se lembro de minha frase. O Beto deve lembrar até hoje tb...rs

    Eu não acho hipocrisia não, eu acho que são coisas diferentes, e não gosto de patrulha. Hábitos são hábitos, existem grandes conservacionistas, por exemplo, que foram fumantes, e fizeram muito mais por espécies ameaçadas de extinnção que muitos não fumantes.

    O ideal, claro, é que todo mundo fosse extremamente praticante de bons hábitos, mas acho que deve-se cuidas para isso não cair numa coisa imposta.

    Tita, vc assistiu um filme chamado "A Carne é Fraca"? Eu tenho mais agonia de comer frango que carne, eles cortam os bicos das galinhas para elas não se bicarem umas às outras nas granjas.

    Existe muita coisa boa na culinária mesmo, tinha uma época que até tofu eu fazia em casa, joguei fora todos os leites, nem ovo eu comia. Não durou... São muitos os apelos dessa vida...risos

    ResponderExcluir
  4. pois é. eu gosto disso que estou vivendo. essa é minha realidade agora. não nego o passado, mas hoje faço compras com sacola de pano pra evitar proliferação de sacolas plásticas, não como carne, não uso couro, entre outras coisas, mas é difícil ser 100 por cento conscientizado. o que acho que vale a pena tati é que estou tentando fazer minha parte...e querendo uma vida saudável.

    ResponderExcluir