08/01/2016

DEMISSÃO



Os corais de Abrolhos já iam mal, obrigada, com o depósito de sedimentos provenientes do desmatamento da Mata Atlântica do sul da Bahia e do alto grau de uso do solo desordenado na região. Existe uma lenda chamada ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico que jamais chegou a se concretizar, embora tenham sido contratados (e pagos) durante décadas consultorias p sua elaboração.

(Em 20 anos eu entrei e saí da área ambiental e esse ZEE não ficou pronto)

Temos tb o Plano de Gerenciamento Costeiro, o Projeto Corredores Ecológicos, os mosaicos e Conselhos Gestores das Unidades de Conservação e os próprios Planos de Manejo das mesmas.

Temos muita gente boa trabalhando nas ONGs e nos órgãos ambientais.

Mas...

Enquanto vivermos nessa concepção de mundo onde o ganho individual e financeiro seja mais importante que o ganho coletivo e ambiental; enquanto tivermos esse sistema primitivo no qual qualquer que seja o partido no poder, seu projeto de governo será o mesmo: se manter no governo; enquanto todas as esferas e instâncias do poder puderem ser corrompidas e funcionarem a reboque dos interesses do grande capital; enquanto acharmos que é mais importante termos mineradoras e fábricas de celulose que pesquisa e inovação tecnológica com foco socioambiental e enquanto quisermos todos ter $ e achar que quem não tem deveria se esforçar mais p ser recompensado pelo sistema capitalista, vamos continuar - todos - perdendo esse jogo. Até quem acha que está ganhando, perde.

Ou seja, a raça humana tem que se reinventar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário