08/01/2016

DEMISSÃO



Os corais de Abrolhos já iam mal, obrigada, com o depósito de sedimentos provenientes do desmatamento da Mata Atlântica do sul da Bahia e do alto grau de uso do solo desordenado na região. Existe uma lenda chamada ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico que jamais chegou a se concretizar, embora tenham sido contratados (e pagos) durante décadas consultorias p sua elaboração.

(Em 20 anos eu entrei e saí da área ambiental e esse ZEE não ficou pronto)

Temos tb o Plano de Gerenciamento Costeiro, o Projeto Corredores Ecológicos, os mosaicos e Conselhos Gestores das Unidades de Conservação e os próprios Planos de Manejo das mesmas.

Temos muita gente boa trabalhando nas ONGs e nos órgãos ambientais.

Mas...

Enquanto vivermos nessa concepção de mundo onde o ganho individual e financeiro seja mais importante que o ganho coletivo e ambiental; enquanto tivermos esse sistema primitivo no qual qualquer que seja o partido no poder, seu projeto de governo será o mesmo: se manter no governo; enquanto todas as esferas e instâncias do poder puderem ser corrompidas e funcionarem a reboque dos interesses do grande capital; enquanto acharmos que é mais importante termos mineradoras e fábricas de celulose que pesquisa e inovação tecnológica com foco socioambiental e enquanto quisermos todos ter $ e achar que quem não tem deveria se esforçar mais p ser recompensado pelo sistema capitalista, vamos continuar - todos - perdendo esse jogo. Até quem acha que está ganhando, perde.

Ou seja, a raça humana tem que se reinventar.

JOGA FORA



Não é só em Floripa. Em Itajaí os atendimentos de emergência estão lotados de crianças com diarreia e outros sintomas que podem ser creditados à água imprópria p banho.

O último boletim da Fatma, além de ñ ser confiável, é de 14/12/2015. Afinal, são muitos intere$$e$ envolvidos e se o órgão ambiental cumprir a missão p o qual conceitualmente foi criado, como ficam os empreendimentos hoteleiros e os apartamentos de R$ 3 milhões - que tb já foram licenciados de maneira duvidosa? Aliás, qual o motivo da contaminação da água?

Tudo está intrinsecamente envolvido: hábitos e padrões de consumo, ética e corrupção. Quanto lixo geramos? Por quais indústrias são fabricados os produtos que usamos? Quanto a nossa cadeia de consumo impacta sobre os solos, água e ar?

Como disse uma moradora da região e médica pediatra que atendeu um número recorde de crianças num plantão recente: "num futuro breve, o fato de já ter tomado que banho de mar vai ser tão surpreendente qto é hoje conhecermos alguém que nadou no rio Tietê".