29/04/2009

ATÉ TU?

Mendigos em Curitiba? Sim, estamos no Brasil baby! Na porta do Teatro Guarinha, para ser mais exata.
Disk putas. Vc vai telefonar e as bundas caem sobre vc.
Em compensação, cartazes lindos na galeria do TUC (Teatro Universitário de Curitiba).

E a porta do TUC, o que é isso? Liiinda!
Eu acho que já vi isso em algum lugar, mas de todo modo é linda!

Curitiba é uma cidade maravilhosa para se morar, mas está longe de ser a perfeição apregoada aos quatro ventos. Existem, desde sempre, muitos mendigos pelas ruas, ao contrário do que possa se pensar. O que não existe é a desorganização total, o mangue, gente vendendo coisa aqui e ali, lixo nas áreas mais "nobres" da cidade, como existe em Salvador, em qualquer canto.

Existe periferia, e como sempre uma periferia que não é ouvida e que sequer conhecemos. Mas estou falando do Centro, do Centrão por onde eu sempre andei para ir ao cursinho, para pegar o bus de volta para casa, para comprar as linhas nos armarinhos para a minha mãe, para resolver as coisas na cidade e, principalmente, para ir aos bares.

Andando nos ônibus e pelas ruas, vejo que Curitiba não é uma cidade de loiros de olhos azuis, como eu achava que era qdo eu morava lá. Eu me achava diferente, por ter o cabelo crespo, não ter sobrenome de polaco e nem comer salsichón.

Hoje vejo que Curitiba é muito mais que isso. Curitiba é mestiça, o Paraná é mestiço. Há um traço muito forte indígena, chamado pejorativamente de "bugre", meio puxando para o pantaneiro até. Talvez daí venha minha parte bocão e cabelão, que é da família do meu pai, que é do interior do Paraná (minha vó era bem cabocla, fumava cigarro de palha).

Só sei que qdo estou em Curitiba, eu não me sinto estranha, sinto que minha cara, seja ela de russa, de polaca ou seja do que for, é mais igual por lá. Mas por aqui em Salvador eu tb não me acho mais estranha por ser branquela. Nem por todo mundo perguntar a toda hora se eu não sou daqui. Acho que eu me achava estranha em qualquer lugar antes, menos num show de rock, uha!

4 comentários:

  1. tati, eu tava em londres... é tudo igual, mesma merda!... a diferença é só a miséria mermo, hehehe... ôôô,... miséria!

    ResponderExcluir
  2. É, né Flávio? Faz uma diferença!!! Mas tá tudo mangueado geral! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Sabe aquele lance que curitibano só aceita que falem de Curitiba se for curitibano!
    Tá complicado... Só digo isso.

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, é que vc não viu os baianos, nesse ponto tb são de uma empáfia tamanha.

    bjos

    ResponderExcluir