O Centro de Recursos Ambientais - CRA, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil, apreendeu grande quantidade de madeira de lei, proveniente da Mata Atlântica, no município de Amargosa, na localidade de Lagoa de Dentro. No total, foram apreendidas 65 pranchas de vinhático, com volumetria de 4,84 metros cúbicos e 58 peças de massaranduba, com volumetria de 2,58 metros cúbicos.
Durante a operação, ainda foram detidos os irmãos Neilton e Nilton Lemos dos Santos, os principais responsáveis pelo desmatamento na região, após terem sido flagrados beneficiando madeira nativa - vinhático e massaranduba. Eles mantinham duas serrarias e um areal clandestino, todos interditados pelo CRA. Essa ação foi desencadeada depois de um primeiro mapeamento aéreo, com o helicóptero do CRA, através de um minucioso trabalho de inteligência. As madeiras apreendidas estão sob a guarda da Promotoria de Justiça e da delegacia policial de Amargosa.
A ação de Fiscalização Ambiental Integrada em Amargosa é o resultado de um novo modelo de fiscalização ambiental, que integra o Sistema de Proteção Legal da Mata Atlântica - SISPROT. Uma base ambiental, que atenderá, inicialmente, as regiões do Recôncavo e Baixo Sul, vai ser inaugurada no município. Nesse novo formato institucional estão presentes o Ministério Público Estadual, a Polícia Civil, através do Departamento de Polícia Ambiental, e o próprio CRA.
Fonte: SEIA
Êêêêêê que orgulho que tenho dos meus colegas! Isso já é resultado daquele sobrevôo que a gente fez no final do ano passado! Mas sem a força, determinação, ética e coragem, que para eles são rotineiras, eles não teriam conseguido pegar esses dois, que eram os principais armadores do esquema ilegal na região. Cara, quando foram ver a ficha policial dos dois caras, era tão suja, mas tão suja, que eles ficaram lá na "deléga" mesmo.
É o que todo mundo já sabe: o crime ambiental anda de braços dados com outras contravenções: trabalho escravo, sonegação fiscal, corrupção em várias instâncias. O tráfico de madeira e o de animais silvestres é o terceiro negócio ilegal mais lucrativo do mundo, estando atrás somente do de drogas e de armas.
Estamos trabalhando, com afinco!
Tati, acabei com os fotologs antigos ( enxaqueca e flagelo) e vou manter somente o flickr.com/photos/tita que é pago e é mega decente.
ResponderExcluirhitlerdead morreu too.
ah sabe, tenho mais o que fazer. ahahaha.
prefiro ler os blogs.
Oxi, foi? Eu gostava dos flogs, era ruim só porque eu não podia comentar. Eu sei como manter blog é chato, vide qtos eu já tive. O lance é não levar a sério. Lembra os nossos primeiros (boneca e happy), como tomavam tempo de gente?
ResponderExcluirO negócio é viver.
Bjo
Que esses e outros tantos bandidos fiquem no xadrez forever! esse é meu medo... Prende em um dia, solta no outro! isso que dá raiva...Habeas Corpus pra lá, Habeas Corpus pra cá...
ResponderExcluir